segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

EuroVolley 2019: Selecção cimenta posição no caminho para o Europeu

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos, orientada por Carlos Prata, recuperou a liderança da Pool D da Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2019.
Os portugueses venceram a Croácia por 3-1 (25-15, 19-25, 26-24 e 25-16) no Multiusos de Gondomar e asseguraram desde logo o apuramento para a Fase Final do EuroVolley 2019... mas querem mais, pois está nas suas mãos vencerem a Pool D e assim serem considerados cabeças-de-série no sorteio do Europeu.

A agressividade dos seus serviços e a supremacia nas acções junto à rede, sobretudo no ataque, deram uma vitória folgada a Portugal no set inaugural.
A Croácia reagiu bem, recompôs a sua recepção e acertou o serviço e chegou aos nove pontos de vantagem com um serviço directo de Stipe Peric, acabando a sua maior eficácia por render um triunfo confortável no segundo set. 
Utilizando como as suas armas mais eficazes Alexandre Ferreira, no ataque, e Filip Cveticanin, no bloco, a Selecção Nacional logrou vencer no braço-de-ferro que foi o terceiro parcial.
No quarto set, e perante 1500 espectadores, Portugal confirmou a recuperação da liderança da pool. Alexandre Ferreira, com 18 pontos, cotou-se como o melhor pontuador do jogo.

Com este triunfo sobre a Croácia e a qualificação para a Fase Final do Europeu assegurada, Portugal vai defender a liderança da Pool D esta Quarta-Feira (19h00 locais) na Albânia.
Carlos Prata, Treinador de Portugal:
Todo o grupo de trabalho está de parabéns. Estamos a melhorar como equipa, mas esta altura não é boa para jogos tão importantes como estes. Na preparação para este jogo passámos por algumas dificuldades pois houve jogadores, como ao Marco e o Alexandre Ferreira que tiveram de ultrapassar lesões.
Na quarta-feira vamos procurar confirmar a liderança, embora estejamos conscientes de que a Albânia é mais forte do que a Croácia e ainda não perdeu em casa".

Ivan Rancic, Treinador do Croácia:
Parabéns a Portugal, pois merece estar no Campeonato da Europa. Ficámos um bocado frustados com a não qualificação da Croácia, mas durante a fase de qualificação a equipa debateu-se com algumas contrariedades, principalmente lesões de jogadores importantes, como a de Leo Andric, que não pudemos utilizar neste jogo. Ainda conseguimos equilibrar o jogo no segundo e terceiro sets, mas Portugal foi um justo vencedor".

Neste momento, Portugal lidera a Pool D, com mais dois pontos do que a Áustria, sete que a Albânia, sua adversária no derradeiro jogo de apuramento, agendado para 9 de Janeiro, em Tirana, a capital albanesa, e mais nove que a Croácia.
O primeiro classificado de cada poule apura-se directamente para a fase final, assim como os cinco melhores 2ºs classificados das sete poules.

Fotos: Américo Dias
Em parceria com: Federação Portuguesa de Voleibol

Sem comentários:

Enviar um comentário