domingo, 13 de março de 2016

Taça de Portugal: Fonte do Bastardo lutou mas acaba como Finalista

Foto de: Final da Taça de Portugal de Vólei 2016
A Associação de Jovens da Fonte do Bastardo saiu derrotada na final da Taça de Portugal diante do SL Benfica por 1-3 (19-25 / 25-20 / 19-25 / 17-25), em partida realizada no pavilhão Jorge Galamba Marques, na Figueira da Foz, e arbitrada por Avelino Azevedo e Ricardo Ferreira.

"O jogo começou da melhor forma, com as equipas a apostarem em serviços agressivos e contra-ataques rápidos, daí resultando um espetáculo que empolgou o muito e entusiástico público presente.
Apesar do equilíbrio inicial, a equipa continental conseguiu ter um ligeiro ascendente que sofreu um aumento por Roberto Reis aos 13-9, mas foi logo reduzido com um serviço directo de João José.
Ivan Kolev fez o 15-10, mas Alexey Cheremisin amenizou a diferença. Contudo, à chegada ao segundo tempo técnico, o SL Benfica liderava por quatro pontos (16-12), diferença que Ivan Kolev conseguiu manter (17-13).
A confiança dos benfiquistas abalou um pouco as hostes açorianas e ainda mais quando o capitão Hugo Gaspar abriu caminho para a vitória, que acabou por surgir aos 25-19.

O início do segundo set foi ainda mais equilibrado que o primeiro. Com igualdades sucessivas, ditadas, sobretudo, pela eficácia dos respectivos ataques, acabou por ser através de um serviço directo que a equipa de Alexandre Afonso chegou em vantagem ao primeiro tempo técnico (8-7).
Os lisboetas reagiram e o central Flávio Soares (Zelão) colocou a sua equipa na frente do marcador. Os açorianos responderam à altura e um ataque de Caíque Silva voltou a pôr a AJF Bastardo na liderança da marcha do marcador (10-9). João José, bem ao seu estilo, manteve a cadência (12-11), mas seria Cheremisin a aumentar para dois pontos a diferença entre as duas equipas.
O SL Benfica voltou a aproximar-se ao aproveitar um ataque para fora dos açorianos (14-14), mas Gerson Pereira e Caíque Silva voltaram a dar vantagem à AJF Bastardo à chegada ao segundo tempo técnico (16-15).
O mesmo Caíque aumentou a contagem e José Jardim reuniu com os seus jogadores.
A paragem não teve, porém, o desfecho esperado, já que a AJF Bastardo não vacilou e conseguiu aumentar a diferença.
Nova falha do SL Benfica, agora no serviço, aproximou ainda mais os açorianos do triunfo no parcial (22-18), que acabaria de se concretizar por intermédio de Gerson Pereira: 25-20.

O bom momento da AJF Bastardo prolongou-se no terceiro set. Um serviço directo de Zelão colocou os tricampeões nacionais na luta, mas Gerson Pereira logrou manter a vantagem dos açorianos.
O SL Benfica passou para a frente pela primeira vez aos 11-10 e agarrou a liderança no marcador com unhas e dentes até à segunda paragem obrigatória (16-13) e para além desta (18-14).
Um ataque de Cheremisin travado pelo bloco dos tricampeões nacionais fez subir em flecha a confiança das hostes benfiquistas. E foi com um serviço falhado pelos seu adversário que o SL Benfica selou a vitória no terceiro set: 25-19.

O SL Benfica entrou de rompante no quarto set: agressivo no serviço e eficaz nas acções junto à rede, através de André Lopes e Hugo Gaspar, começou desde cedo a construir uma importante vantagem.
Um serviço de André Lopes deu ainda mais ânimo ao SL Benfica e desestabilizou um pouco a AJF Bastardo, que atacou para fora, obrigando Alexandre Afonso a reunir os seus jogadores.
A paragem surtiu um certo efeito, já que o SL Benfica desperdiçou dois ataques fruto da pressão contrária. Um serviço directo de Rui Moreira aproximou ainda mais a AJF Bastardo, mas um bloco de Kolev a Caíque, seguido de um ataque de Hugo Gaspar e de um erro algo infantil voltou a tornar tudo mais complicado para os açorianos.
O SL Benfica blocou a reacção dos insulares e foi com uma certa naturalidade que foi somando pontos no ataque e no bloco até ao triunfo por 25-17." (Fonte: FPV)

Taça de Portugal 2015/2016

Meias-Finais
SL Benfica 3x1 Castêlo da Maia GC (25-15 / 22-25 / 25-17 / 25-17)
AJ Fonte do Bastardo 3x0 SC Caldas (25-17 / 25-18 / 27-25)

Final
SL Benfica 3x1 AJ Fonte do Bastardo (25-19 / 20-25 / 25-19 / 25-17)

Sem comentários:

Enviar um comentário