domingo, 7 de março de 2021

Fonte do Bastardo eliminada nas meias-finais da Taça de Portugal

A Associação de Jovens da Fonte do Bastardo foi este sábado eliminada nas meias-finais da Taça de Portugal Masculina de Voleibol, ao perder com o Sport Lisboa e Benfica por 3-1.

No Pavilhão Municipal de Santo Tirso, os açorianos apostaram na receita da Série dos Primeiros, que tanto deu resultado nas duas vitórias sobre as águias, mas desta vez acabaram por ser afastados em 4 sets.


Começo de jogo com um ritmo acelerado, com os dois ataques a conseguirem sobrepor-se à defesa alta, o que motivava uma alternância na liderança do marcador. Contudo, ao arriscarem tudo, as equipas também cometiam erros, sobretudo no serviço.

O SL Benfica adiantou-se através de ataque ao primeiro toque de André Aleixo. A pressão que os encarnados faziam com o serviço ficou bem patente nos dois pontos consecutivos que adiantaram a equipa: primeiro num ataque ao primeiro toque de Tiago Violas e o segundo num serviço directo de Peter Wohlfahrstatter.

A equipa orientada por Marcel Matz conseguiu conservar essa diferença ao longo do set e mesmo dar-lhe um volume maior. A Fonte do Bastardo sentiu o perigo e mostrou-se mais agressiva no ataque e na defesa alta, sendo recompensada com a redução da distância pontual. O SL Benfica respondeu à altura e Flávio Soares (Zelão), com um bloco, recuperou a diferença de cinco pontos. A resposta dos açorianos não tardou: três blocos consecutivos reaproximaram a Fonte do Bastardo e dois erros no ataque encarnado catapultaram-na para a liderança do marcador: 23-24.

Zelão igualou, mas André Aleixo falhou o serviço… Bruno Cunha fez o mesmo. Os nervos imperavam e isso tornou-se evidente quando o SL Benfica fez o 26-25, um ponto muito contestado pelos açorianos. Com um bloco, Peter Wohlfahrstatter fixou o resultado em 27-25.


O SL Benfica entrou de rompante no segundo set, com Theo Lopes a faturar no ataque e serviço. Um serviço potente de Peter Wohlfahrstatter, e mal rececionado, possibilitou a Tiago Violas atacar ao primeiro toque.

A reação da formação orientada por João Coelho equilibrou a contenda, mas os ataques de Theo, Raphael Oliveira e André Aleixo deram a volta ao jogo. Um bloco triplo e um serviço direto de Rapha acabaram com as esperanças da equipa açoriana e o SL Benfica selou novo triunfo: 25-17.

Início equilibrado no terceiro set, mas sempre com pendor para o lado da equipa insular. A reação benfiquista surtiu efeito e Rapha igualou, com um bloco, aos 11 pontos. Antony Gonçalves respondeu na mesma moeda e adiantou novamente a Fonte do Bastardo, que fez o 11-14 e motivou um toque a reunir por parte do treinador benfiquista.

Um serviço direto de Caíque Silva engordou a diferença para quatro pontos. Um “ás” de Bruno Jesus, seguido de um bloco, colocaram o SL Benfica a seis pontos de distância.

Recuperação dos encarnados a deixar tudo em aberto, mas o capitão Caíque a voltar a galvanizar a sua equipa rumo ao triunfo por 22-25.


O SL Benfica voltou a entrar em força no quarto parcial e Rapha Oliveira, com um amorti, distanciou a sua equipa.

Paulatinamente, a Fonte do Bastardo foi conseguindo esbater a diferença, mas quando se aproximou em demasia, o SL Benfica logrou concretizar dois pontos consecutivos. Um ataque da autoria de Theo aumentou a distância e Rapha dilatou-a ainda mais.

Um bloco de Zelão, seguido de um serviço direto de Peter Wohlfahrstatter, foi o toque final. Vitória do SL Benfica por 25-15 e presença na final para defender o troféu da Taça de Portugal.

 

Theo Lopes (SL Benfica), com 26 pontos, e Caíque Silva (AJ Fonte do Bastardo), com 17, foram os melhores pontuadores das respetivas equipas.


Na final, agendada para hoje às 16h00 (15h nos Açores), o SL Benfica vai medir forças com o Sporting CP, que já tinha carimbado a primeira vaga após ter vencido o Leixões SC, por 3-0, na outra meia-final.


João Coelho (Treinador da AJ Fonte do Bastardo):Entrámos bem nos momentos iniciais, mas sofremos com a agressividade dos serviços do SL Benfica. Cometemos muitos erros quando arriscámos para pressionar. Tivemos uma recuperação fantástica, mas acusámos o toque de não conseguirmos fechar o set e ressentimo-nos no parcial seguinte por termos deixado fugir essa hipótese.

Precisamos de ser mais resilientes neste tipo de jogos. O nosso adversário foi inteligente porque soube ser mais paciente. Podíamos ter feito melhor porque temos capacidade para nivelar sempre neste tipo de jogos e não apenas equilibrarmos aos repelões.

Não estivemos ao nosso nível, mas isso aconteceu por mérito de um adversário que tem uma equipa experiente e com grandes valores”.

Taça de Portugal Masculina 2020/2021

Final 8 – 5 a 7 de Março


1/4 de Final – 05/03/2021

AA São Mamede 0x3 SL Benfica (14-25 / 15-25 / 15-25)

VC Viana/Casa Peixoto 0x3 Leixões SC (19-25 / 18-25 / 19-25)

SC Caldas 0x3 AJ Fonte do Bastardo (9-25 / 20-25 / 24-26)

AA Espinho 0x3 Sporting CP (22-25 / 15-25 / 11-25)


1/2 Final – 06/03/2021

Leixões SC 0x3 Sporting CP (11-25 / 18-25 / 18-25)

SL Benfica 3x1 AJ Fonte do Bastardo (27-25 / 25-17 / 22-25 / 25-15)


Final – 07/03/2021

Sporting CP 3x1 SL Benfica (29-27 / 25-22 / 16-25 / 28-26)

Sem comentários:

Enviar um comentário