domingo, 17 de março de 2019

Fonte do Bastardo perde na Final da Taça de Portugal

Associação de Jovens da Fonte do Bastardo e Sport Lisboa e Benfica – detentor do troféu e recordista de conquistas da prova-rainha –  disputaram em Sines, a Final da Taça de Portugal de Voleibol Masculino 2018/19. Grande jogo, espetacular, emocionante, com as águias a superiorizarem-se (3-1) e a conquistarem a 18.ª Taça do seu palmarés!
Grande duelo em perspetiva! Depois das vitórias taxativas e sem margem para contestação nas partidas das meias-finais, AJ Fonte do Bastardo e SL Benfica mediram forças na cidade alentejana com a mira na Taça, uma reedição da final de 2016/17.

Entrou melhor a formação açoriana, a cavar uma vantagem de cinco pontos. O Benfica reagiu, mas dois ases consecutivos colocaram o marcador em 5-9. Paulatinamente, as águias foram subindo de rendimento e empataram aos 11 pontos. O Benfica saltou para a frente, mas tudo em aberto… as águias tiveram tudo para fechar o set, contudo, novo empate e três bolas de set para a formação de João Coelho contrariadas pelos encarnados. À quarta foi de vez, com a Fonte do Bastardo a vencer já nas vantagens, por 26-28, e a fazer o 0-1 no jogo.

Segundo set pautado por um arranque equilibrado, mas a formação comandada por Marcel Matz a colocar-se cedo na dianteira (5-2) e a dilatar para um 8-4. Reação pronta do outro lado da rede, com a equipa da Ilha Terceira a aproximar-se perigosamente, mas neste set mandaria o Benfica!
Grande espetáculo em Sines, com os intervenientes a mostrarem por que são os finalistas da prova-rainha. Blocos de altíssimo nível, remates poderosos, líberos em grande plano, emoção e muita qualidade em quadra, com as bancadas, muito bem preenchidas, a acompanharem o ritmo.
O Benfica tomou conta das operações (16-9, 20-12, 23-15…) e acabou por superiorizar-se de forma clara, fechando o set com um 25-16 e empatando o jogo a 1-1.

Tudo empatado em Sines e 3º set com uma entrada mais forte dos açorianos, assente num bloco irrepreensível e muita concentração! O Benfica reagiu, puxou dos galões e foi-se aproximando, com Theo Lopes a responder, com três blocos espetaculares, a colocar o parcial empatado a 14 pontos. Emoção a rodos e tudo em aberto!
Embalados pela recuperação (5 pontos), as águias saltaram para a frente do marcador (19-16) e não mais de lá saíram. Jogo de enorme qualidade dos benfiquistas, com o 3º set a terminar com um 25-22 e o Benfica a concretizar a reviravolta no jogo: 2-1.

Entrada determinada das duas formações, num 4º set pleno de emoções e decisões. O Benfica a mostrar querer resolver o mais rapidamente possível, do outro lado da barricada uma Fonte do Bastardo, briosa, a querer dizer "não" às águias, lutando pelo empate no jogo e a querer forçar a negra.
Depois de um empate a três pontos, supremacia encarnada, com a formação de Marcel Matz a colocar-se na dianteira, e resposta pronta e aproximar dos açorianos, com apenas dois pontos a separar as equipas (10-8). Ainda tudo muito longe de estar decidido e luta ponto a ponto, como se da última bola de tratasse até ao final.
As águias estiveram sempre na frente do marcador, mas a Fonte do Bastardo nunca desistiu e deu luta até ao último segundo, dignificando e valorizando ainda mais a vitória que acabaria por cair para o Sport Lisboa e Benfica: 25-20 e 3-1 no jogo!

João Coelho (Treinador da AJ Fonte do Bastardo): "Foi um jogo de riscos em que os meus jogadores estiveram muito bem, diria mesmo irrepreensíveis no confronto com uma equipa que tem jogadores muito bons, fora-de-série. O Theo e o Rapha fizeram a diferença. mas provámos que, para além do potencial, conseguimos discutir taco a taco a vitória com qualquer equipa.
O SL Benfica venceu porque foi melhor e apresentou um maior poderio ofensivo. Só tem duas derrotas, uma frente ao poderoso Belgorod, na Challenge Cup, e outra com a Fonte do Bastardo.
No terceiro set poderíamos ter alterado o rumo do jogo, mas não soubemos ter controlo emocional e o Benfica acreditou sempre.
Sinto-me orgulhoso da minha equipa, destes atletas que nunca desistem de lutar pela vitória".

Segue-se o ataque à conquista do titulo nacional 2018/19. E mais um duelo entre estas duas equipas! O jogo 1 das meias-finais do play-off está marcado para as 16h00 de domingo, dia 24 de março, com a AJ Fonte do Bastardo a receber o SL Benfica.

Taça de Portugal Masculina 2018/2019

Final Four - 16/03/2019
AJ Fonte do Bastardo 3x1 Sporting CP (19-25 / 25-23 / 30-28 / 25-22)
SL Benfica 3x0 AA São Mamede (25-13 / 25-19 / 25-17)

Final - 17/03/2019
SL Benfica 3x1 AJ Fonte do Bastardo (26-28 / 16-25 / 22-25 / 20-25)

Sem comentários:

Enviar um comentário