quarta-feira, 11 de novembro de 2015

À Conversa com... Paulo Cunha

Estivemos à conversa com Paulo Cunha, técnico da equipa de Séniores Femininos do Santa Cruz Sport Clube, que nos falou do balanço da época passada, das suas perspectivas para a época que se avizinha e do que se torna necessário para o desenvolvimento da modalidade na Ilha da Graciosa.
Que balanço faz do Campeonato realizado pela sua equipa na época transata?
O balanço na época transacta foi positivo pois conseguimos alcançar o 4º lugar somente com jogadoras graciosenses e quase todas da nossa formação.

Quais as principais dificuldades que sentiu ao longo da época?
Principalmente a falta de atletas no plantel muito porque as jovens seguem os estudos para a universidade fora da ilha, e as viagens aéreas que para fazer 2 jogos muitas vezes temos que ter mais gastos nas estadias que outras equipas.

Que avaliação faz da evolução da sua equipa nestes últimos dois anos?
A evolução tem sido muito positiva pois andamos sempre nos 4 primeiros lugares com muito trabalho e com muitas atletas da formação.

Que Achou desta Zona Açores?
Na minha opinião tem sido sempre uma divisão equilibrada mas que existe sempre uma ou outra equipa que tem objectivos de subir a 1ª divisão que fazem a diferença, e as restantes são muito equilibradas e lutam jogo a jogo pelos seus objectivos.

Destaques Positivos/Negativos?
A prova em si tem o seu valor, bem organizada, mas um dos aspectos menos positivos será exigir fazer jornada dupla em menos de 24 horas, pois o desgaste é muito, em que muitos jogos têm uma duração de 2 horas, o que é difícil para um plantel curto e limitado como o nosso. Também a divulgação nos meios de comunicação não são dados da mesma forma como o futebol ou outra modalidade, o que só prova que não existe o devido reconhecimento pelo desporto feminino e pela divisão que estamos, pois no nosso caso somos o desporto que um dia poderá sonhar em alcançar o topo nacional para a ilha.

Quais os objetivos para a presente época?
Os nossos objectivos serão sempre lutar jogo a jogo e no fim ficar na melhor posição da tabela. É óbvio que sonhamos com o titulo novamente mas sabemos que vai ser difícil, no entanto vamos dar luta.

Tem o plantel que deseja para atacar esta nova época?
O nosso plantel está forte mas limitado em número de atletas, com a junção de qualidade, experiência e juventude lutaremos para alcançar os objectivos pessoais e colectivos.

Quais as principais alterações no seu plantel da época passada para esta época?
Todos os anos entram e saem atletas da formação por muitos de estudos. Este ano as novidades são 2 atletas vindas do Brasil e 3 das juniores.

Na abertura do Campeonato a sua equipa desloca-se ao reduto do Clube K. O que espera deste jogo?
Tenho noção da qualidade e das dificuldades que iremos encontrar contra o Clube K. Sei que é uma equipa forte e constituída por atletas altas e tecnicamente fortes, mas a nossa equipa também tem argumentos para dar luta ponto a ponto. Julgo que vão ser bons jogos, bom espectáculo para quem for ver, será positivo para a modalidade e para a prova A2 Série Açores.

É o começo que desejava?
O nosso desejo é começar bem ganhando, mas estamos tranquilos, pois a nossa longa experiência é o suficiente para analisar as dificuldades e ultrapassar as mesmas.

A sua equipa contou com alguns reforços de peso e muitos a consideram como favorita ao título a par com o Clube K. Considera-se como tal ou acrescentaria mais alguma equipa este lote?
Fomos buscar ao mercado o que estava dentro das nossas possibilidades financeiras mas claro com valor para fazer da nossa equipa uma equipa forte e com personalidade dentro e fora de campo. Como já afirmei o plantel é curto e vamos ver o que vai acontecer com o decorrer da prova, pois temos mais duas possíveis contratações dentro do mercado açoriano. Uma coisa é certa a nossa aposta é racional e consciente das nossas possibilidades e objectivos.

O que se torna necessário para o desenvolvimento do Voleibol na Ilha da Graciosa?
O voleibol da graciosa tem muitos anos e existe competência nas pessoas envolvidas na modalidade, desde dos treinadores, dirigentes e atletas, somos formados e responsáveis, sabemos trabalhar para melhorar de forma contínua a modalidade e não pensamos só nos resultados imediatos. A prova do nosso trabalho está nos vários campeonatos ganhos em vários escalões de formação e o bi-campeonato na A2 Série Açores. Em sete anos na Série Açores alcançamos duas vezes o 1º lugar, duas vezes o 2º lugar, duas vezes o 3º lugar e uma vez o 4º lugar, como podem concluir andamos sempre com objectivos fortes e concretos e assim vai continuar.

Uma mensagem aos leitores do nosso blog e amantes da modalidade.
Quero deixar uma mensagem de parabéns pela sua iniciativa do blog em prol da divulgação do voleibol, e para os leitores uma palavra especial da minha experiência, para que façam do voleibol e do desporto um modo de vida saudável e de crescimento pessoal, pois ao longo dos quase 30 anos de modalidade que tenho, com jogador desde os 9 anos e agora a quase 20 anos como treinador, sinto que aprendi e devo muito da minha personalidade e maneira de estar ao voleibol e ao convívio com as pessoas. Por isso façam do voleibol a sua 2ª família e tenho a certeza que serão melhores indivíduos na sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário