sexta-feira, 13 de novembro de 2015

À Conversa com... António Brilhante

Estivemos à conversa com António Brilhante, técnico da equipa Sénior Feminina do Clube Kairós, que nos falou do balanço da época passada, das perspectivas para a época que se avizinha e deixando ainda uma mensagem aos nossos leitores.
Que balanço faz do Campeonato realizado pela sua equipa na época transata?
Pese embora não termos atingido o objetivo da subida, podemos considerar como tendo sido uma época positiva, ganhamos quase tudo: a fase regional, a fase insular contra o Madeira, e a 1º mão da final, faltou apenas e só vencer o 4º set do 2º jogo da Final. Portanto globalmente positiva.

O que faltou para a conquista do título?
Por muito que se trabalhe, falta sempre alguma coisa, naquele caso específico, o facto de algumas atletas, no jogo decisivo, terem estado abaixo daquilo que se esperava.

Quais as principais dificuldades que sentiu ao longo da época?
As dificuldades normais, numa equipa com atletas profissionais e outras não, a pouca competitividade na 1ª fase, alguma acomodação pelo facto de não haver competição direta interna, em algumas posições fundamentais da equipa.

Que Achou desta Zona Açores? Destaques Positivos/Negativos?
A Zona Açores é aquilo que temos, não vale a pena estarmos a lamentar-nos. É uma competição com poucas equipas com desníveis acentuados nos aspetos técnicos, táticos e consequentemente competitivos, reflexo natural do trabalho assimétrico fruto dos objetivos, disponibilidade e formas de estar nesta competição.

Quais os objetivos para a presente época? Sonha com o título?
O Clube e a sua Direção entendem que os objetivos devem ser os mesmos, isto é ganhar todas as fases da competição, ser campeã e subir de divisão. Se não sonhasse, não andava cá. Será mais uma vez um objetivo difícil de alcançar, porque resulta de um conjunto de fatores que deverão estar todos em sintonia, nos 2 jogos da final, o que infelizmente não tem acontecido nos últimos anos. Mas não vamos desistir, antes pelo contrário, vamos lutar com tudo o que temos para consegui-lo, sabendo que há outros clubes na competição que estão legitimamente com os mesmos objetivos.

Tem o plantel que deseja para atacar esta nova época?
Temos o plantel possível, dentro das disponibilidades financeiras do clube e pessoais das atletas e técnicos. É um grupo com muitas atletas novas, mas que até aqui têm desenvolvido um trabalho com qualidade. Esperamos que seja suficiente para atingirmos o objetivo, mas isto só lá mais para frente é que iremos ter mais certezas, por agora, ficamos pelas expectativas e muita esperança nas melhores prestações que a equipa possa vir a realizar.

Quais as principais alterações no seu plantel da época passada para esta época?
Como disse na pergunta anterior, temos muitas jogadoras novas, não só pela idade, mas também por estarem pela 1º vez na equipa. Tentamos ser mais criteriosos na escolha das atletas profissionais. Do ano anterior mantivemos apenas a Ana Silva, trouxemos uma nova distribuidora, uma nova central e uma nova atleta Zona 4.
Das 3, a central é a mais experiente, teve no projeto do Ribeirense, foi 3 vezes campeã nacional, já conhece o meio e a cultura açoreana. As outras vêm pela primeira vez para portugal, mas têm se adaptado bem. Das Açoreanas, subiram pela idade 3 atletas das juniores, 2 já trabalharam nas séniores no ano passado. Continuamos a apostar em atletas jovens, e vamos ter +2 com idade junior a trabalhar com as seniores. Se juntarmos os regressos de uma distribuidora e uma libero e acrescentarmos as 4 que se mantêm dos anos anteriores, temos o plantel possível. Quero também registar que temos um reforço para a equipa técnica (ex-treinador campeão pelo Ribeirense)

Na abertura do Campeonato a sua equipa recebe o Santa Cruz. O que espera deste jogo? O factor casa será determinante neste encontro?
Espero um jogo competitivo, entre duas equipas que se apresentam com os mesmos objetivos. No voleibol, o fator casa não costuma ser determinante, mas ajuda sempre e neste caso queremos aproveitar esta situação.

Muitos apontam a sua equipa e o Santa Cruz como os principais candidatos. Concorda ou acrescentaria mais alguma equipa a este lote?
Partem todas em igualdade de circunstâncias, Há as equipas que não têm receio e assumem desde o início e de forma clara quais os seus objetivos e neste caso nós e a equipa da Graciosa, já o fizemos. Outras há, que não o fazem, pelo que só com decorrer dos jogos poderemos ter uma ideia concreta sobre o valor e as pretensões de cada um dos participantes.

Uma mensagem aos leitores do nosso blog e amantes da modalidade.
Aproveitem este espaço para dar maior visibilidade ao nosso voleibol, coisa que nos meios de comunicação convencionais, infelizmente não acontece.

1 comentário:

  1. Muitos anos a sonhar, a investir e a inovar no voleibol Açoriano e não só nas séniores. É um prazer trabalhar com ele há mais de 20 anos. Um abraço a todos os resistentes do voleibol açoriano.

    ResponderEliminar