quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Conheça Melhor os Capitães das Equipas Açorianas: Ana Guth

1) IDENTIFICAÇÃO


Nome Completo: Ana Paula Guth

Data de Nascimento: 21/07/1992

Ano de início de prática federada de voleibol: 2007

Clubes que representaste:
  • CEAT/Lajeado
  • ADC Bradesco 
  • Uniara/AFAV
  • Concilig Vôlei Bauru
  • BRB/Brasília Vôlei
  • Londrina/Positivo
  • Balneário Camboriú/Embraed
  • Sesi Vôlei Bauru
  • San Lorenzo (ARG)
  • Clube Kairós



Títulos Conquistados:

  • 2008 - Medalha de bronze do Brasileiro de Seleções (Rio Grande do Sul)
  • 2008 - Campeã do Campeonato Sul-americano (Peru)
  • 2009 - Campeã da Copa RS
  • 2010 - Medalhista de bronze do Torneio Início 
  • 2010 - Medalhista de bronze do Estadual sub-21
  • 2011 - Campeã do Campeonato Estadual
  • 2011 - Campeã dos Jogos Regionais
  • 2011 - Campeã dos Jogos Abertos do Interior
  • 2011 - Campeã do Campeonato Estadual Adulto Primeira Divisão
  • 2012 - Campeã do Campeonato Estadual Adulto Primeira Divisão
  • 2013 - Campeã dos Jogos Regionais
  • 2013 - Campeã da Liga de Campinas
  • 2014 - Campeã dos Jogos Universitários Brasileiro (JUBS)
  • 2014 - Campeã da Superliga B
  • 2018 - Vice Campeã Superliga B
  • 2020 - Terceiro Lugar Sudamericano de Clubes (Uberlândia/BR)

Posição: Central


2) ENTREVISTA


- O que é que motivou para a prática desportiva?

Minha família foi a grande incentivadora. Cresci praticando esportes e vendo meu pai, irmão jogando bola. Foi natural.


- Como é que começaste a praticar voleibol?

Sempre fui alta, praticava todos os esportes na minha escola. Fui convidada a participar do time de vôlei federado da minha cidade. Desde então não parei.


- No início da prática federada, qual foi o apoio mais importante? E qual foi o apoio que mais falta sentiste?

Sempre tive muito apoio da minha família, dos meus técnicos, da escola. Fundamentalmente o apoio da escola para seguir estudando foi essencial, eu primeiro tive que terminar os estudos para então sair de casa. O que mais senti falta e ainda sinto é de não ter times profissionais de vôlei feminino no Rio Grande do Sul. Desencoraja muitas meninas a seguirem a caminhada.


- Quais são as condições fundamentais para atingires os teus objectivos pessoais e/ou colectivos?

Pessoais eu diria que é ter físico, mente e espírito equilibrados. E os coletivos se conquistam com clareza de onde se quer chegar em um ambiente de trabalho respeitoso.

- Depois de vários anos a atuar no Brasil, ingressaste no San Lorenzo. Como foi essa curta experiência na Argentina?

Foi uma experiência incrível. Fui muito bem acolhida e senti uma alegria imensa de vestir essa camisa. Disputei um Sul Americano de clubes, joguei um clássico argentino em solo brasileiro. Com certeza teríamos alcançado voos maiores caso o campeonato não fosse interrompido.


- Abriram-se as portas para a Europa, mais concretamente para o Campeonato Português. Como apareceu o convite do Clube K? E como está a ser a experiência até ao momento?

Eu já estava namorando a possibilidade de vir para a Europa faz algum tempo. O convite do Clube K foi através da minha empresária, estudamos juntas as qualidades que o Clube K dispunha. Estou sendo feliz aqui.


- Quais são as expectativas e objectivos para esta época?

As expectativas são sempre as melhores: se superar positivamente a cada novo jogo. Trabalhar bem e inteligentemente. Crescer individual e coletivamente faz parte do processo e a vitória é consequência.


- Quais as principais diferenças que encontraste entre o voleibol brasileiro e o voleibol português?

Voleibol é uma língua universal, né? 😂 Com a vinda de muitas estrangeiras, o campeonato nesta época está bem equilibrado. De modo geral, a diferença é que aqui os atletas devem ser mais proativos (subir nas caixas, atacar, participar da montagem da quadra para os treinos) coisas que no Brasil não estamos acostumados a fazer.

- Para ti ser jogadora de voleibol é… fazer o que eu amo. Levar a alegria, a inclusão e os ensinamentos que só o voleibol proporciona a todos os cantos do mundo.


- Deixa uma mensagem para os nossos leitores e todos os amantes de voleibol:

Para mim, é um grande prazer jogar em Portugal, escolher e representar o Clube K nessa primeira experiência aqui na Europa. Infelizmente não teremos o contato que gostaríamos com o público, torcedores, amantes de voleibol. Mas estaremos juntos (mesmo de longe) a cada ponto e o mais importante, todos bem e com saúde. Um grande beijo em todos e muito obrigada


3) EU…


Gosto de... estar com quem amo, partilhando o simples da vida. Gosto de viajar, e tudo o que envolva isso, como conhecer lugares novos, novas culturas, novas pessoas. Gosto de uma boa conversa. Gosto de aprender coisas novas.


Não Gosto... de incoerência.

Sou... tranquila.

Gostei mais de jogar... cada experiência é incrivelmente única, não consigo numerar.

O momento mais importante que vivi no voleibol foi... com certeza com minha família assistindo de perto.

Gostaria muito de… que todos pudessem ter qualidade de vida, com saúde, educação e segurança.

Sem comentários:

Enviar um comentário