terça-feira, 6 de outubro de 2015

À Conversa com... Alexandre Afonso

Estivemos à conversa com o professor Alexandre Afonso, técnico da equipa de Séniores Masculinos da Associação de Jovens da Fonte do Bastardo, que nos falou do balanço da época passada, das suas perspectivas para a época que se avizinha e deixou uma mensagem aos nossos leitores.
Que balanço faz do Campeonato realizado pela sua equipa na época transata?
Balanço extremamente positivo. Cada vez elevamos mais a fasquia para a AJFB e um segundo lugar na classificação já não nos contenta. Ao vencermos o Benfica na fase regular e terminarmos a mesma sem qualquer derrota, criamos muitas expectativas. Em todo o campeonato perdemos apenas contra o campeão nacional e finalista da Challenge Cup.

O que faltou para a conquista do título?
Faltou vencer apenas mais um jogo, três sets. Jogamos bem o nosso último jogo mas encontramos um adversário muito eficaz.

Quais as principais dificuldades que sentiu ao longo da época?
Algumas limitações no plantel, em termos de alternativas no banco. Quando em alguns jogos precisávamos de mexer e alterar alguns jogadores era um problema para nós mas não para o nosso adversário direto.

Que achou desta nova introdução da Divisão de Elite? Destaques Positivos/Negativos desta temporada?
Um pouco confuso perceber como podem haver dois campeões! Agora o campeão nacional afinal não é a melhor equipa!. Maior destaque pela negativa da última temporada foi o grande desequilíbrio entre as equipas.  Destaque positivo, a presença do Benfica numa final da Challenge Cup, a realização de uma final da taça com oito equipas (promovendo uma festa há modalidade).

Quais os objetivos para a presente época? Sonha com o título?
Para a presente época mantém-se a ambição de chegar a todas as finais nacionais e tentar chegar mais à frente nas eliminatórias da Challenge Cup. Sonhar com o título é normal para quem é ambicioso e tem as condições mínimas para estar entre as melhores equipas portuguesas.

Tem o plantel que deseja para atacar esta nova época?
Neste momento temos o plantel incompleto.

Quais as principais alterações no seu plantel da época passada para esta época?
Fizemos cinco novas aquisições para esta temporada. Um passador jovem, das escolas de Espinho e que fez as suas últimas épocas em muito bom nível. O Rui Moreira também está connosco este ano e já com experiência de campeão, pelo SC Espinho, é um dos jogadores receptores/atacante. Também contratamos dois centrais, um cabo-verdiano e um sueco; o Gerson com características mais de atacante e o Nilson um grande blocador da selecção Sueca. Por último estamos à espera que chegue o nosso oposto, também não Português.

Na abertura do Campeonato a sua equipa recebe o Sporting de Espinho. O que espera deste jogo? O factor casa será determinante neste encontro?
O nosso primeiro adversário é uma novidade pois terá 4 ou 5 novos jogadores a jogar no seis inicial! Nós estamos numa fase muito precoce da época mas esperamos começar da melhor maneira este campeonato. O factor casa, regra geral, ajuda um pouco, não sendo determinante.

Muitos apontam a sua equipa e o SL Benfica como os principais candidatos. Concorda ou acrescentaria mais alguma equipa a este lote?
Realmente a AJFB e Benfica são os principais candidatos. O SC Espinho está a esforçar-se e tenta aproximar-se destes dois e assumir-se como mais um candidato.

Uma mensagem aos leitores do nosso blog e amantes da modalidade.
Aos amantes do Voleibol e especialmente do Voleibol Açoreano devem continuar a sentir-se orgulhosos desta Associação de Jovens da Fonte do Bastardo que é e continuará a ser uma das maiores bandeiras do Desporto Açoreano e que tudo faremos para vos representar da melhor forma.

Sem comentários:

Enviar um comentário