segunda-feira, 30 de julho de 2018

Jogos Europeus Universitários 2018

O dia 28 de Julho de 2018 ficará marcado, para cerca de 4500 pessoas, como o dia em que Coimbra teve mais encanto que nunca. Afinal, esse foi o dia em que essas cerca de 4500 pessoas lhe disseram adeus. E, como todos sabemos, Coimbra tem mesmo mais encanto na hora da despedida.

A maior parte levou, da “cidade dos estudantes” (e que, por isso, também passou a ser um bocadinho deles) experiências que não vão esquecer, como o convívio das “noites académicas” ou o saborear de uma medalha.
O Voleibol contou com a presença de dois açorianos naquela que foi a 4ª edição da prova. Ricardo Paiva, da Ilha de São Jorge, enquanto atleta, e Nuno Silva, da Ilha Terceira, enquanto treinador, representaram a Associação Académica de Coimbra / Universidade de Coimbra.

Fase de Grupos / Grupo A
Universidade de Coimbra (POR) 0x3 Arctic University (NOR) (16-25 / 22-25 / 24-26)
Universidade de Coimbra (POR) 0x3 Beykent University (TUR) (10-25 / 14-25 / 21-25)
University of Bologna (ITA) 3x0 Universidade de Coimbra (POR) (25-11 / 25-16 / 25-19)

Quartos-de-Final / Apuramento para o 9º Lugar
Justus Liebig UG (ALE) 3x1 Universidade de Coimbra (POR) (25-16 / 18-25 / 25-13 / 25-6)

Meias-Finais / Apuramento para o 13º Lugar
Universidade de Coimbra (POR) 1x3 Wroclaw Env and Sci (POL) (25-27 / 16-25 / 25-16 / 26-28)

Final / Apuramento para o 15º Lugar
Arctic University (NOR) 3x0 Universidade de Coimbra (POR) (26-24 / 25-22 / 25-23)

Um resultado que, porém, não ofusca a honrosa e meritória participação portuguesa. Uma participação que tornou ainda mais valioso o ouro, a prata e o bronze que os outros países levaram para a casa e que ajudou a que Coimbra tivesse mais encanto na hora da despedida.

Ricardo Paiva: "E assim termina aquela que foi e será provavelmente uma das melhores oportunidades e experiências da minha vida: os jogos europeus universitários! Uma oportunidade que para além de permitir defrontar equipas de toda a Europa permitiu também, com imenso orgulho, representar a Universidade de Coimbra, a Associação Académica de Coimbra mas acima de tudo, o meu país! E são estas oportunidades que vão e não voltam, oportunidades que nos surgem uma única vez na vida. 
Resta-me agradecer a todos aqueles que me ajudaram passado um ano da lesão, aqueles que sempre me apoiaram mas principalmente à equipa e treinador com quem partilhei o campo, treinos, competições nacionais, bons e maus momentos! Estou certo que deste grupo sai mais do que uma equipa, sai também uma família da qual me orgulho de pertencer! 
Até Setembro pessoal! Foi um gosto!"

Nuno Silva: "Está completa mais uma etapa desta longa caminhada. Pode não vir a ser este o meu futuro mas certamente enriqueceu o mesmo. Aprendi muito e tenho a certeza que cresci enquanto pessoa e enquanto treinador, não só como treinador de voleibol mas sim como treinador, no sentido lato da palavra, enquanto gerente destes homens, todos eles com as suas crenças e ideias. Posso não ter sido o melhor mas sei que dei tudo de mim.
Jogámos contra equipas da Turquia, Noruega, Itália, Polónia e Alemanha e disputámos os jogos todos até ao fim, por isso, apesar de muitos terem dito que a Académica de Coimbra iria ser o bobo da festa, não o foi.
Obrigado a todos por fazerem parte desta jornada, guardo um pouco de cada um de vocês no meu álbum e sei que depois destes 9 meses sou mais Homem do que era"

Sem comentários:

Enviar um comentário