segunda-feira, 5 de junho de 2017

Mundial 2018: Portugal foi 3º na Poule F de Qualificação Europeia

A Selecção Nacional de Séniores Femininos viu esfumar-se o sonho de estar no Campeonato do Mundo de 2018 ao assistir à ocupação dos dois lugares cimeiros por parte da Alemanha, que se apurou directamente para a fase final, e da Eslovénia, que assegurou o 2º lugar e o consequente acesso à 3ª Ronda.

A Eslovénia superou Portugal por 3-0 (25-18, 25-19 e 25-22), afastando assim da corrida o seu maior rival.

Início de jogo extremamente equilibrado, com Portugal a adiantar-se no marcador através dos serviços de Julia Kavalenka e um ataque de segunda linha de Marta Hurst (13-10). A Eslovénia reagiu à altura, com um às de Lana Scuka (13-13). Mais um serviço directo, este de Anita Sobocan, e a equipa de Leste no comando (19-16). E, como não podia deixar de ser, foi com um serviço que a capitã eslovena, Eva Mori, selou o set: 25-18.

Após um começo nivelado, dois blocos de Sasa Planinsec deram vantagem à Eslovénia (13-10), que foi somando confiança e pontos até à vitória por 25-19, com um ataque de Lana Scuka.

Contando com o apoio de um público que encheu o pavilhão, Portugal chegou a vencer ao primeiro tempo técnico (8-6), mas no segundo já era a Eslovénia que liderava, fruto do seu bloco eficaz e maior potência ofensiva, argumentos que lhe deram a vitória e a passagem à 3ª Ronda da Qualificação, a disputar em 22 a 27 de Agosto.

No dia seguinte, a Selecção Nacional de Seniores Femininos sabia que já não tinha hipóteses de rubricar uma passagem para o Mundial do Japão, mas brindou o excelente público com um triunfo, pela margem máxima sobre a Estónia, que lhe permitiu assegurar o 3º lugar na Poule F de Qualificação Europeia para o Campeonato do Mundo de 2018, que decorreu no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Portugal entrou muito bem no jogo e com dois serviços directos de Julia Kavalenka e um ataque de Carina Moura tomou a dianteira do marcador (16-10). Um serviço directo de Nette Peit reequilibrou o jogo numa altura crucial (21-23), mas um serviço falhado colocou Portugal a um ponto do fecho, que apareceu por intermédio de um amorti de Julia Kavalenka: 25-23.

Portugal anulou a desvantagem inicial (1-5), mas, a vencer por 12-8, viu-se ultrapassado pela maior frieza das estónias (18-20). Reagiu e com Eliana Durão no serviço e Gabriela Coelho, com dois pontos no ataque e um no bloco, recuperou a vantagem (23-20) e mostrou o caminho da vitória: 25-20.

Um ataque ao primeiro toque de Aline Rodrigues mostrou a eficácia dos serviços de Portugal e reforçou as suas pretensões (10-3). A vencer por 20-11, Portugal aguentou a natural reação da Estónia e selou o triunfo com um claro 25-13.

Gabriela Coelho, com 17 pontos, e Julia Kavalenka, com 14, foram as melhores pontuadoras do jogo.

Em parceria com: Federação Portuguesa de Voleibol

Sem comentários:

Enviar um comentário